sexta-feira, 7 de março de 2008

Razão ou emoção



Qual atitude tomar diante de alguns fatos? Usar mais a razão ou a emoção. Qual seria a mais viável?
Ser levado pela emoção, muitas vezes pode acarretar problemas irreversíveis, assim dizem algumas pessoas que se deixam levar por ela. Mas até que ponto é uma coisa boa?
A emoção também tem algo a ver com a intuição? Se se tem a sensação que é daquele jeito e por esta razão a minha resposta ao fato foi aquela.
Mas então não foi uma resposta impensada. A resposta impensada seria aquela que não se conta até 10. A atitude levada pela emoção é aquela que se escuta mais o coração. A que é dada por amor, por carinho, por pena, por compaixão e por aí vai.
A atitude levada pela razão, já é aquela em que pensamos antes de executarmos a ação ou reposta a algum fato ou situação. Seria a da ponderação, a de estar embasado em algo concreto para podermos e tomaramos uma atitude.
Quantas vezes dizemos sim ou não, levados pela emoção. A emoção depende não somente do fato, mas tb do momento. A razão, embora dependa do fato e do momento também, ela tem consistência, é mais madura, é pensada, tem força e é ética.
Mas isso não quer dizer que atitudes levadas pela emoção estejam sempre erradas. Nem sempre a emoção tem a ver com sentimento nobre. As pessoas também delinquem levadas por momentos de forte emoção.
Quantas vezes ouvimos falar: Não sei se vou pela razão ou pela emoção.
Não quero falar de QE ( quociente emocional) e nem do QI ( quociente de inteligência).
Quero falar sem detalhes científicos, mas sim na prática, no que se pode sentir a olho nú. Claro que se a emoção e a razão estiverem juntas, pode haver um equilíbrio para a tomada da decisão. No meu entender, tanto a atitude levada pela emoção como pela razão tem seu lado positivo e negativo. Nos deparamos com elas no nosso dia-a-dia e, quantas vezes, somos levados por uma ou por outra. Assim somos.



Nenhum comentário:

Assim dizem eles

Assim dizem eles
Os políticos

Eu

Eu
Central Park