Quando as pessoas vão envelhecendo, chegando a idade em que a roupa nova, a maquiagem, o novo penteado, o carro novo, a casa nova, a conversa, a sexualidade e outras coisas mais, não atraem a atenção das pessoas, a não ser quando se expõem ao ridículo. Contar piada, nem pensar!!! Idoso(a) contando piada só arranca risada de alguém por deboche. Ai, vovô(a), que piada sem graça e fora de hora. Não fica bem o senhor ficar falando isso. Olha a sua idade.
Se vc já passou dos 60, repare se as pessoas prestam atenção às suas conversas. Muitas vezes você se dará conta que falou e ninguém estava nem ai.Você vai falar, gritar espernear e só vêem que vc está presente se simular um ataque epilético, enfarto ou desmaio. E quando você vai à festa, a música tocando a todo vapor. Você sente aquela vontade louca de dançar um sambão, um forró, aliás, vc já foi bom(a) nisso quando era jovem e ainda sente que pode. Você começa a ensaiar aquele passinho de sambinha e vai na onda. Mostra tudo o que vc sabe, dá no pé. Afinal, um dia vc foi passista, ou sei lá o quê da Escola de Samba do bairro. Arrasava que as pessoas babavam de ver vc na quadra rebolando, mostrando todo o seu charme. Ai, vem aquele(a) seu (sua) amigo(a) da onça e diz: Quando eu ficar velho(a), quero ser assim como você. Bem, até ai você pode tomar como um elogio. É sinal de que pelo menos as pessoas o (a) julgam em forma. Será?Por outro lado, você também pode pensar: hummmm!!! o que será que ele(a) quer dizer com isso? Ou vc pensa como o primeiro e se esbalda, ou se recolhe à sua idade insignificante e fica remoendo o sambinha e o forró dentro do seu estômago , morto(a) de vergonha de ter se sentido, por alguns minutos, como um(a) jovem de 20, 30 anos.
Bem, fora essas coisas, ainda tem aquelas queixas. Hoje o joelho dói, a coluna dói, a cabeça dói. Está com colesterol alto, pressão alta, tem diabetes...e a tal da próstata( para quem tem)...infinidades de coisas. Quando vc começa a falar não acaba mais. acha que vai comover quem lhe ouve e não consegue receptividade do ouvinte. Se for mesmo verdade, melhor vc procurar o médico e falar com ele. Acho que nesse momento ele é o único que pode lhe escutar. Eu disse: pode. Nem sempre eles escutam. Para se ter resposta às suas queixas sobre doenças, quem sabe o melhor seria procurar pessoa da sua idade pois assim vc poderá não somente trocar idéias, mas receitas também.
Meus pais diziam que ser velho é ter experiência e sabedoria.
Mas a vingança é que um dia todos serão idosos se não morrerem antes.
Acho que é uma bênção aprendermos com os mais velhos, tirar proveito da experiência deles e, se for o caso, deixá-los dançar, cantar, contar piadas, e até mesmo namorar. Afinal, se praticam a sexualidade, a felicidade e a longevidade deles será maior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário