segunda-feira, 28 de julho de 2008

Cem anos

Este é o ano da comemoração do Centenário Japão/Brasil. Em 1895, Japão e Brasil assinaram o Tratado de amizade e cooperação. Setecentos e oitenta e um japoneses partiram rumo ao Brasil.
Em junho de 1908, na Era Meiji, chega ao Brasil o primeiro navio de imigrantes japoneses.
A comunidade de Nikkeis e descendentes no Brasil, chega a mais ou menos 1.5 milhão. A maior população japonesa fora do Japão encontra-se no Brasil.
No começo foi muito difícil para eles. O idioma, a religião, a alimentação, os costumes e até o preconceito foram barreiras enfrentadas por eles. Com todas as dificuldades, a maioria conseguiu prosperar. Eles contribuiram muito para o desenvolvimento cultural e econômico do nosso país. levaram não somente a garra e a força pelo trabalho como também a arte, a culinária, os costumes e as crenças.
Aqui no Japão, a comunidade brasileira chega a pouco mais de 300 mil descendentes de japoneses. O número de dekasseguis é menor do que os de japoneses que residem no Brasil.
Agora são os descendentes que chegam a este país. Seria o retorno daqueles pioneiros através dos seus descendentes. É a inversão do fluxo migratório: brasileiros descendentes ou cônjuges de japoneses à procura de melhores oportunidades.
Assim como o Brasil abriu as portas aos japoneses há cem anos, agora é vez do Japão, que recebe de braços abertos os filhos dos seus filhos.

Nenhum comentário:

Assim dizem eles

Assim dizem eles
Os políticos

Eu

Eu
Central Park