segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Idosa, eu?


É, a idade vem chegando, a vida vai ficando cada vez mais curta. Ainda lembro da minha sogra dizendo: não queira ficar velha. Querer ninguém quer e ainda mais nos dias de hoje onde a beleza, a juventude e todos os predicados físicos são valorizados.
Infelizmente não podemos fazer nada contra o tempo. Quem tem 20 anos tem e quem tem 60 tb tem. A gente modifica algumas coisas mas a idade cronológica não tem jeito.
Apelamos para a ciência que pode alterar a nossa carcaça. Uma boa recauchutagem não faz mal.
As pessoas dizem que devemos saber envelhecer. Me pergunto: como é saber envelhecer?
Para muitos, envelhecer enceja um tanto de coisas que agem negativamente na cabeça da pessoa. O medo é um deles. A dita menopausa ajuda nessas ziquiziras que aparecem com o passar dos anos. E, então, vem aqueles medos chatos das doenças, das rugas, da falta de sexualidade, de ficar sozinha, de ser maltratada e ser colocada num asilo de idosos. E o pior é o de perder as faculdades mentais e de doenças tipo Alzheimer que deixam a pessoa demente.
O medo da morte fica cada dia mais presente. E passamos a vida toda sem pensar na dita cuja.
Na minha cabeça fica a seguinte coisa: Não tem como fugir. O que se deve fazer é viver e não ignorar o futuro. Afinal, temos presente, passado e futuro. Portanto, viver todas as fases com dignidade. Saber que nada é para sempre, mas já que estamos aqui, vamos viver o que a vida nos proporciona neste mundo dos vivos. Procurar ver as coisas positivamente, não mentalizar porcaria e tirar macaquinhos que por ventura assolem o seu pensamento.
Não descuidar , do corpo, da mente e também do espírito. Afinal , esse trio faz parte de nós.
Não precisa ficar beata para cuidar do espírito. Vejo pessoas que na juventude não cuidaram da "alma" e ao envelhecer viram ratos de igreja. Os três componentes podem perfeitamente ficar em sintonia na nossa vida inteira. Se cuidamos bem deles, então podemos saber que a nossa cabeça não ficará trabalhando com coisas inúteis que só nos farão mal. Somatizar não é bom para ninguém.
Estava pensando em algo que uma vez me assustou. Me dei conta de que já estava envelhecendo
quando alguém me chamou de senhora. Foi um choque. Há um par de anos, uma moça disse para a filha: dê um beijo na vovó. Foi um forte impacto. Fui logo para a frente do espelho.
Embora eu queira ser avó e, com a graça de Deus, vou ser no ano que vem, a menina não era minha neta. Mas foi algo marcante.
Vejo gente de aparência bem mais jovem que eu, mas que no fundo se sente envelhecida.
Outras, que são realmente mais velhas, apresentam ar jovial, passam energia positiva, tem alegria de viver e são pessoas de bem com a vida.
Me sinto de bem com a vida também. Pouca coisa me tira do sério, cuido mais da minha vida do que da vida alheia, procuro me valorizar como pessoa não deixando o estresse ou algum aborrecimento tomar conta de mim. Faço exercícios para a memória, consigo canalizar todas as coisas ruins não fazendo de tudo um drama. Na verdade, nada vem de receita pronta, cada um é cada um e deve procurar as suas próprias saídas. Se algo lhe aflige e não consegue sair só do emaranhado, procure um profissional mas não deixe a coisa se alastrar pq então fica difícil a cada dia que passa.
Para uma saúde mental e corporal, recomendo boa alimentação, ginástica ou caminhada, viagem vez ou outra, sair para dançar (caso não saiba, procurar uma academia), bom livro, trabalhos manuais, beijar na boca e muito sexo( hehehehe).
Deixar de ser chata e raclamona. Gente que fica blasfemando, resmungando, xingando e cuidando daquilo que não lhe diz respeito é um saco. Procurar se colocar no lugar do outro tb é bom mas não deixar de viver o seu próprio papel. Cuidar da própria vida e deixar a dos outros em paz é tb um grande exercício e quando se descobre isso, a sua vida fica mais interessante.
Procure ser uma velhinha(o) feliz, assim como eu. hehehehehe

Tudo isso para dizer que o meu aniversário foi no dia 25, passei muito bem com amigos verdadeiros e que ficar mais velha é coisa normal. Faz parte do show da da vida.
Obrigada pelo almoço, bolo e presentes.... Abe ( Leonardo) e Carol ( Night Cafe). Mônica e marido. VALEUUUUU!!!

Nenhum comentário:

Assim dizem eles

Assim dizem eles
Os políticos

Eu

Eu
Central Park