quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

DAR CARTEIRADA É CRIME


Estou copiando este e-mail pq o achei muito interessante. Ele circula pela "net" há anos e ainda me faz rir.

Como tratar pessoas grossas:

"Para todos os que têm de tratar com clientes irritantes, ou com pessoas que se acham superiores aos outros, aprenda com a funcionária da GOL. Destrua um ignorante sendo original, como ela foi.

Uma funcionária da GOL, no aeroporto de Congonhas, São Paulo, deveria ganhar um prêmio por ter sido esperta, divertida e ter atingido seu objetivo, quando teve que lidar com um passageiro que, provavelmente, merecia voar junto com a bagagem...

Um vôo lotado da GOL foi cancelado. Uma única funcionária atendia e tentava resolver o problema de uma longa fila de passageiros. De repente, um passageiro irritado cortou toda a fila até o balcão, atirou o bilhete e
disse: Eu tenho que estar neste vôo, e tem que ser na primeira classe!

A funcionária respondeu:
- O senhor desculpe, terei todo o prazer em ajudar, mas tenho que atender estas pessoas primeiro, já que elas também estão aguardando pacientemente na fila. Quando chegar a sua vez, farei tudo para poder satisfazê-lo.
O passageiro ficou irredutível e disse, bastante alto para que todos na fila
ouvissem:
- Você faz alguma idéia de quem eu sou?
Sem hesitar, a funcionária sorriu, pediu um instante e pegou no microfone
anunciando:
- Posso ter um minuto da atenção dos senhores, por favor? (a voz ecoou por todo o terminal). E continuou:
- Nós temos aqui no balcão um passageiro que não sabe quem é e deve estar perdido. Se alguém é responsável pelo mesmo, ou é parente, ou então puder ajudá-lo a descobrir a sua identidade, favor comparecer aqui no balcão da GOL. Obrigada.

Com as pessoas atrás dele gargalhando histericamente, o homem olhou furiosamente para a funcionária, rangeu os dentes e disse, gritando:
- Eu vou te fuder!
Sem recuar. Ela sorriu e disse:
- Desculpe, meu senhor, mas mesmo para isso, o senhor vai ter que esperar na fila... "

MEU COMENTÁRIO

Existem pessoas que adoram dar "carteirada" no outro. Um cunhado meu, o fazia constantemente. Ele adorava obter benefício por se sentir importante mostrando aos outros o "poder" que ele achava que tinha por ocupar um cargo privilegiado.
huuuuuu a história das carteiradas vai longe. Eu mesma já levei por várias vezes. E até hoje ainda vejo gente que abusa do poder ou do falso poder, dando a tal "carteirada" no outro. Incrível como isso massageia o ego deles.
Essa do: sabe quem sou? vou mostra quem sou eu ou vc sabe com que está falando?Faça isso pq aqui quem manda sou eu.
Já são atitudes famosas principalmente no meio em que trabalho. Muitas vezes a "carteirada" vem sem palavras, num gesto, num olhar ou mesmo numa ordem.
Tem gente que aceita e se intimida, mas eu não. Até posso aceitar uma espécie de "ordem" por serem normas de serviço, mas tudo depende de como elas são dadas.
Há os que adoram demonstrar "poder" sem ter. Se der um poderzinho de merda para o(a) cara, e já vem se julgando o(a) tal. PQP!!!!Humilhar o outro é muito fácil, mas um dia pode ser a vez dele e, então, vai poder entender todo o mal que praticou tentando ser o(a) TODO PODEROSO(A)!!!
Na maioria das vezes, aquele que dá carteirada, não tem o mínimo direito e apenas se vale de uma posição para obter privilégio que não tem. Geralmente são filhos de autoridades ou parentes.

Segue um trecho que tirei do JUS Navigandi, escrito por Thiago Xavier Bento

Analista Processual do Ministério Público Federal, Chefe do Setor Jurídico da Procuradoria da República no Município de Cachoeiro de Itapemirim/ES, sobre o assunto e intitulado"Carteirada é Crime"

"É decerto que o funcionário público, que se vale ilegitimamente desta condição, para exigir vantagens, sofre sanções administrativas, pois várias normas de Direito Administrativo repudiam e punem tal conduta. V.G.: a Lei Complementar 46/94, que institui o Regime Jurídico Único para os servidores civis da administração direta, das autarquias e das fundações do Estado do Espírito Santo, em seu art. 221, XXV, veda ao servidor público "... valer-se ou permitir dolosamente que terceiros tirem proveito de informações, prestígio ou influência obtidas em função do cargo, para lograr, direta ou indiretamente proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública" (conduta punida com demissão). A Lei 8.112/90, que estabelece regime único para os servidores civis da União versa no mesmo sentido, em seu art. 117, IX: "Valer-se do cargo para lograr proveito pessoal ou de outrem, em detrimento da dignidade da função pública". É considerado, ainda, ato de improbidade qualquer ação ou omissão que atente contra os Princípios da Administração Pública, violando os deveres de honestidade e impessoalidade, entre outros."

Portanto, quem levar carteirada pode denunciar que é crime. Falei, pronto.

4 comentários:

TXB disse...

Adorei ver um trecho de meu artigo em seu blog. Parabéns aí pelo o que você escreveu sobre carteirada.
TXB

Anônimo disse...

Bom dia!

Rosinha gostei muito deste artigo, pois sou conciliador criminal e convivo constantemente com este abuso;sabendo do limitado poder do conciliador alguns advogados marrentinhos dizem que são influentes acreditando que nos impressionam ou intimidam. Lamentável!!!

Costa disse...

Bá muito interessante teu comentário, como Síndico estou passando por isto no meu prédio com uma moradora, acho uma graça, lamentável esta coitada ficar dando carteirada, pior ela é tão burra que alem de dar carteirada está totalmente errada .. Para mim ela não passa de uma Jumenta com cruza com Jegue.

Anônimo disse...

"Rosinha" eu não sei onde você mora, mas possivelmente você não mora no RJ, pois, se fosse aqui, DUVIDO que você continuaria com essas argumentações. É crime, lógico que é, todos nós sabemos disso, inclusive as autoridades que se valem desse artíficio para obter algum tipo de vantagem; entretanto, querer agir na prática, pelo menos no RJ, são outros quinhentos. Isso aqui é terra de milicianos, contraventores, bandidos e policiais. Se mesmo assim você acha que se deve comprar briga por causa disso, daí é contigo mesma. Eu é que não compro, pois não tenho seguro de vida, mas se você tem...

Assim dizem eles

Assim dizem eles
Os políticos

Eu

Eu
Central Park