sábado, 1 de dezembro de 2007

Medo


O medo é algo presente na vida de qualquer pessoa. Nas minhas andanças pelo mundo, tenho convivido com ele em diversas ocasiões.
Na China, um terremoto de grande magnitude atingiu várias cidades e foi sentido em Pequim. Lembro que a terra tremeu o dia todo. Foram tremores atrás de temores. Hong Kong, o perigo dos tufões. A cidade ficava vazia, nenhum alma pelas ruas. Tel Aviv, as metralhadoras e policiais que revistavam os transportes e entravam nos aviões sem respeitar as pessoas. São Salvador, guerrilhas, roubos, assaltos, sequestros e tremores de terra. Nesse lugar, levei metralhadora na cabeça.
EUA, o alerta laranja constante. Lá, o medo dos terroristas estava presente na cara de todos. Ninguém sabia quando e onde poderia acontecer. Depois do 11 de setembro, a neura foi grande e enraizou na população.
Por fim, aqui em Nagóia as pessoas na expectativa de um grande terremoto na escala Richter acima de 6.0. Segundo os expertos, muita gente vai morrer. Caramba!!
Moro num prédio (5 andar) novíssimo e dizem com uma tecnologia avançada contra os tremores. Estariam eu e minha família livres? Bem, estou tentando acreditar nisso. Encontramos alertas de evacuação em toda parte. No subway os cartazes indicam os procedimentos em caso de acontecer algo. Nos prédios, nas lojas, nos supermercados, enfim, em todos os lugares têm indicação. Espero que não aconteça enquanto eu estiver aqui. Mas, nada a fazer pq nunca sabemos onde e quando. De acordo com o histórico de terremotos desta área, está para acontecer a qualquer hora. As pessoas têm prepados os "Kits terremotos" que são sacolas com roupas, água e latarias para a emergência em caso de tremores muito fortes e que haja necessidade de evacuação do local onde se encontram.
E no Brasil, seria diferente? Teria menos medo?Lá tb vivemos com medos. Somos prisioneiros enquanto os bandidos andam soltos. Melhor mesmo é arriscar um terremoto por aqui.
Que Deus nos bendiga e nos livre desses males, tanto os da natureza como os dos homens.

Nenhum comentário:

Assim dizem eles

Assim dizem eles
Os políticos

Eu

Eu
Central Park